visite a galeria de fotos littlemixpics.com

últimas imagens enviadas
26.09.20

Eles quebraram recordes estabelecidos pelas Spice Girls, venderam 50 milhões de discos ao redor do mundo e suas canções foram transmitidas bilhões de vezes. Nada mal para uma banda de garotas que foi formada no The X Factor quase uma década atrás.

Mas agora a Little Mix está virando a mesa com o lançamento de seu próprio reality musical, que oferece um novo olhar sobre o gênero, enquanto também, esperançosamente, revertendo a recente tendência de queda nas avaliações em programas de talento na TV.

O brilhante programa de sábado à noite da BBC1, Little Mix: The Search segue um formato familiar de audições em sala fechada com os cantores criticados pelos membros do grupo Jesy Nelson, Leigh-Anne Pinnock, Jade Thirlwall e Perrie Edwards, seguido por uma rodada ao vivo na frente de uma plateia de estúdio enquanto os cantores são reduzidos.

Little Mix, que foi a primeira banda a vencer o The X Factor em 2011, tem sua própria experiência diante de um painel de jurados, então podem empatizar com uma sucessão de aspirantes nervosos. No show, elas são carinhosamente afetuosas com os concorrentes.

Mas o que na verdade o reality show também significa, crucialmente, é que eles sabem como evitar os tropos e truques de um gênero que se tornou tão cansado e cínico nos últimos anos que os espectadores caíram de um penhasco: a última série do X Factor, um spin-off chamado The X Factor: the Band, não conseguiu atingir três milhões de telespectadores no ano passado.

“Acho que o problema é quando é como um roteiro”

Diz Thirlwall.

“Quando eles ficam tipo, ‘Essa vai ser uma história triste’, então eles param a música no meio e perguntam se eles têm algo a mais. Acostumamo-nos tanto a ver isso, que perdeu a autenticidade. No minuto em que não parece real, você desliga. Como devo acreditar mais nisso?”

Ela continua:

“Eu poderia literalmente escrever sozinha e dizer o que vem a seguir. Então, quando criamos The Search, queríamos ter certeza de que era um novo amanhecer de reality shows onde a autenticidade é fundamental. Você não pode mentir para as pessoas. As pessoas não são mais estúpidas sobre a fumaça e os espelhos.”

Estamos apenas alguns minutos de entrevista e já estou surpreso com a honestidade. Não é nem mesmo um ataque velado, e é vigoroso considerando que as garotas foram criadas pelo The X Factor e Simon Cowell, cuja gravadora Syco as assinou como parte do contrato do vencedor.

No entanto, Little Mix e Syco se separaram em 2018 por causa de uma discussão sobre direção musical. Normalmente, quando as estrelas pop deixam a gravadora de Cowell, eles insistem que é amigável e agradecem ao X Factor por sua grande chance. Mas a Little Mix não quer seguir as regras.

“No início, tínhamos tanto medo de chatear alguém e prejudicar nossa carreira, então fizemos o que nos mandaram”

Jade explica:

“Nós nem percebemos que tínhamos escolha, foi lançado como se não houvesse uma, então você assina o que lhe é dito e segue em frente. Com o passar dos anos, começamos a perceber que não gostávamos disso. Demorou para que as pessoas não nos vissem como meninas. Somos [fisicamente] pequenos e parecemos bastante jovens, por isso demorou algum tempo até conseguirmos dizer ‘não’. Lembro-me de uma reunião com um dos chefes e tentei dizer: ‘Podemos chegar a algum tipo de acordo aqui?’ e ele disse, ‘Como você ousa? Não se trata de compromisso, é isso que estamos fazendo.'”

Ela continua:

“Saí daquela reunião chorando muito e ligando para minha mãe. Demorou um pouco para pensar, ‘Na verdade, foda-se. Tenho tanto direito a uma opinião quanto você. A indústria é muito dominada por homens mais velhos e por um tempo nos sentimos intimidados por isso. No minuto em que começamos a dizer ‘não’, um peso foi tirado de nossos ombros.”

Cowell culpou publicamente a separação da equipe de gerenciamento de Little Mix, Modest Management, e insistiu que a própria banda é “as garotas mais trabalhadoras que já conheci; eles merecem tudo o que têm ”.

Mas claramente a briga o incomodou, porque quando soube que The Search estava para ir ao ar no início de 2020, ele correu para colocar The X Factor: the Band na ITV em dezembro do ano passado para tentar estragar o impacto. Não funcionou: primeiro, The Search foi adiado até agora devido ao COVID-19 e, segundo, o show de Cowell foi um fracasso. O X Factor está atualmente em descanso e não irá ao ar este ano em qualquer capacidade.

Little Mix sabiamente se recusa a entrar em uma guerra de palavras sobre os programas rivais, mas Thirlwall diz:

“Acho que com Simon é tudo diversão e jogos. Não temos vingança pessoal contra ele. Seguimos em frente e, para ser justo, ao longo dos anos não o víamos muito. Não somos do tipo que guardamos rancor.”

Quando eu digo a eles que as prévias de The Search sugerem que eles podem vencer a batalha, Edwards diz, com um sorriso malicioso:

“A melhor vingança é o sucesso”.

A Pesquisa é enérgica, colorida e muito divertida. Não existem cantores comicamente ruins; entre as audições, a banda mostra sua química se divertindo, comendo doces e brincando com seus cachorros. A coisa toda é absolutamente charmosa, mas enganosamente casual. A verdade é que, após um início bastante traumático em suas próprias carreiras, eles trabalharam muito para garantir que o formato fosse amigável.

Conheci Little Mix em 2012, seis semanas depois de terem vencido o The X Factor, e digo a eles agora que pude ver o terror em seus rostos enquanto eles se acomodavam em suas novas vidas. Nelson concorda.

“Eu só me lembro de ser levada para uma sala e receber nossa programação para o próximo ano e nós pensamos, ‘Desculpe, o quê?’ Foi como se sua vida tivesse sido tirada. Não que estejamos reclamando disso, mas você é jogado nisso sem um segundo para pensar em qualquer coisa, o que pode ser muito difícil. Nosso cuidado posterior com esses competidores é muito importante para nós porque não entendemos isso. Nunca tivemos ninguém nos verificando para ver como estávamos mentalmente, era só ir, ir, ir. Pessoalmente, não sinto que houvesse alguém que se importasse ”.

A cantora que virou ator Billie Piper disse recentemente ao Radio Times que ela ainda está sofrendo de trauma por se tornar uma estrela pop aos 15 anos: Presumo que Little Mix pode ter empatia? 

“Quando ganhamos, não podíamos nem passar um tempo com nossas famílias para comemorar”

Diz Pinnock.

“Há muito mais consciência agora sobre saúde mental, mas as pessoas ainda só veem o pop, os sorrisos e o palco, e não entendem realmente o que está acontecendo. Eu meio que gostaria que houvesse muito mais ajuda ao longo do caminho.”

Nelson já falou sobre sua própria saúde mental: em seu premiado documentário da BBC Odd One Out no ano passado, ela abordou o cyber-bullying que sofreu e seus efeitos sobre ela, incluindo uma tentativa de suicídio. 

“Eu estava escondendo como me sentia por muito tempo”

Ela diz agora:

“Eu não conseguia falar sobre isso sem chorar, então enterrei no fundo da minha mente, o que tornou tudo dez vezes pior. Eu nem sabia que estava deprimido. Acabei superando isso e senti que era muito importante contar a minha história. Nunca pretendemos ser modelos, mas estou feliz que tenha tido algum tipo de impacto nas pessoas.”

Agora Pinnock está fazendo seu próprio documentário para a BBC3 sobre Black Lives Matter e suas experiências de racismo. 

“É muito importante para mim usar minha plataforma e alcançar um público mais amplo. Eu não estaria fazendo justiça à comunidade negra se não o fizesse. É assustador e, principalmente por falar em raça, tenho medo de dizer a coisa errada. Estou me colocando em risco. Mas não podemos mais ter medo de ter essas conversas.”

Desde seus primeiros dias no The X Factor, Little Mix tem sido fortemente examinada. As pessoas são particularmente obcecadas com o que vestem: isso as incomoda? 

“Nós enxertamos, escrevemos nossa própria música, somos grandes intérpretes – colocamos nossa vida e alma nisso.”

Diz Edwards.

“Então, quando as pessoas dizem: ‘Por que eles estão usando isso?’ você só quer dizer, ‘Você ouviu os vocais? Você viu a performance? Você viu quanto foi gasto nisso? ‘ É simplesmente irritante. Se um cara tirasse a blusa e a chuva caísse sobre ele, todos diriam, ‘Uau!’, Mas se você é uma mulher, não pode fazer coisas assim. Bem, por que você não pode?”

Thirlwall acrescenta:

“Estamos muito em uma sociedade patriarcal e é difícil manobrar dentro dela, mas se alguém é todo, ‘Você não deveria usar esse collant minúsculo’, então eu o colocarei novamente, e novamente, e novamente.”

É preciso pensar que quem ganhar Little Mix: the Search estará em muito boas mãos com esse lote para orientar o início de sua carreira. Qual é o melhor conselho deles para a próxima geração de jovens aspirantes?

“Há algo muito poderoso em quatro mulheres fortes entrando em uma sala e estar no controle de sua própria carreira. Portanto, é muito importante para nós garantir que os competidores, quando saírem do show, tenham muito mais voz sobre o que acontece com eles. Estaremos lá para apoiá-los, não dizer o que devem fazer.”

Fonte: Radio Times | Tradução: Equipe BrasilLM

Little Mix Brasil • Hospedado por Flaunt • Layout por Lannie D online &